quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Guia Prático dos Tecidos

Para quem trabalha com moda é fundamental entender bem sobre tecidos. Por isso, aproveite a dica para acrescentar à sua estante: no próximo dia 26/10, um novo livro sobre o tema chega ao mercado. Trata-se do Guia Prático dos Tecidos, livro de Maria Helena Daniel, que decifra o mundo da tecelagem. 

A leitura irá ajudar a entender o que está por trás da etiqueta de composição de cada tecido, escondida no interior de uma peça de roupa. Segundo a autora, entender uma roupa passa, necessariamente, pelo entendimento da sua matéria-prima constituinte, sua majestade, o tecido. Trama, urdume, fibras e texturas, costuram a obra com um cuidado visual digno dos melhores livros de arte. 

Em 312 páginas, a autora descreve processos, equipamentos e produtos com o detalhamento na medida certa, informando sem perder de vista a leveza indispensável. São mais de 180 tecidos catalogados, fotografados e descritos, um a um, por alguém que passou a vida entre fios, malhas, peles, cortes e pessoas. Maria Helena tem cerca de 30 anos de experiência em moda e varejo, atuando desde o desenvolvimento de produtos, treinamento de equipes de venda e consultoria de imagem para clientes, junto a marcas expressivas como Cori, Perspectiva, Armani, Tufi Duek, Gregory entre outros.

Saber que um polyester não troca calor com o meio ambiente, que a lã fria pode ser um ótimo tecido em países tropicais, que os forros devem utilizar tecidos de fibras naturais, pode mudar a história de uma marca e da relação com os seus consumidores. Maria Helena Daniel cercou-se de todos os cuidados necessários para garantir qualidade das informações do seu livro. A autora contou com a consultoria de tecelagens como Rosset, Santa Constancia e estilistas como Alexandre Herchcovitch, Ricardo Almeida e Reinaldo Lourenço.

O Guia Prático dos Tecidos está dividido nas principais categorias de tecidos e matérias-primas: fibras naturais e sintéticas, algodões, lãs e couros e, no final, um capítulo especial destinado ao que Maria Helena chama de sonho: uma série de tecidos especialíssimos, com valor de jóias. Exemplares garimpados por ela pelas principais feiras de tecidos do mundo durante todos esses anos. 
 
By: carreira fashion

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário