quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Concurso PREMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO

1- O PRÊMIO

Criado em 1995 pela FRANCAL FEIRAS com a finalidade de promover e valorizar o estilista brasileiro, incentivar a criatividade nacional e revelar novos talentos para a indústria de calçados e acessórios.

Pode inscrever-se qualquer pessoa física como ESTUDANTE DE MODA ou de CURSOS TÉCNICOS, DESIGNER, ESTILISTA ou PROFISSIONAL que já atua na área, nacional ou estrangeiro, desde que radicado no Brasil e qualificado como tal.

O PRÊMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO é apoiado pelas seguintes entidades:

- Abeca - Associação Brasileira dos Estilistas de Calçados e Afins;

- Abicalçados - Associação Brasileira das Industrias de Calçados / Programa Brazilian Footwear;

- Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro Calçados e Artefatos;

- Abest – Associação Brasileira de Estilistas;

- ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos;

- MPA - Moda Pelle Academy;

- WGSN.



Não podem participar deste Prêmio funcionários e diretores da FRANCAL FEIRAS e entidades parceiras, seus respectivos cônjuges e parentes até terceiro grau, nos termos da lei 5768/71 e Decreto 70951/72.



2 - PRINCÍPIOS ÉTICOS E CONCEITOS DE CRIAÇÃO



2.1- Princípios Éticos - Desclassificação

Os princípios éticos da criatividade e originalidade devem ser rigorosamente observados para evitar cópias de modelos que já tenham sido desenvolvidos no Brasil ou no Exterior. Esse fato compromete a imagem do participante, a qualidade do concurso e a seriedade das entidades que o promovem. Constatada a reprodução de alguma ideia ou produto, mesmo que posterior à premiação, o candidato ficará sujeito à perda de seu prêmio. Amostras com evidência de cópia serão automaticamente desclassificadas.



2.2 - Conceito de Construção: “ESTILO BRASIL”

Acreditando que a diversidade cultural, étnica, antropológica e histórica do Brasil não só pode como dever servir de inspiração para a criação de moda e design no país, o conceito impresso no PRÊMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO é o “ESTILO BRASIL”, que visa a incentivar o design com conceito e identidade brasileiros. O conceito “ESTILO BRASIL”, fio condutor das categorias do Prêmio, se propõe a ser uma ferramenta de busca da identidade da moda genuinamente brasileira. Assim, em todas as categorias este conceito deve permear a criação, sendo condição obrigatória um “toque de brasilidade” na construção da amostra.

O “toque de brasilidade” não deve ser interpretado simplesmente como a colocação de elementos ou símbolos brasileiros ou utilização de materiais típicos, mas sim de forma a apresentar um diferencial em relação às coleções criadas em outros países. Pode ser representado por um ornamento artesanal, um solado especial, uma construção tecnologicamente diferente, um design personalizado ou material alternativo. Para além dos aspectos formais, deve refletir conceitos históricos, iconográficos e étnicos, não de forma literal ou folclórica, mas transformando-os em produto comercial.



Fonte de Consulta Recomendamos a análise do trabalho +B Inspiração Brasil, editado pela Abest - Associação Brasileira de Estilistas, cuja apresentação está disponível no link www.abest.com.br menu +B, na busca de inspirações brasileiras para a criação da amostra.



Critérios fundamentais a serem observados no processo de criação:

- TOQUE DE BRASILIDADE – no estilo, design, cores, etc.

- CUNHO COMERCIAL – o produto precisa apresentar condições de comercialização.



3 – CATEGORIAS



1- Calçado Feminino - Social

Sandálias ou Sapatos com construção clássica com solado de couro ou outros. Os materiais do cabedal podem ser em couro ou qualquer material alternativo que caracterizem o conceito clássico. Inspirados na temporada de verão ou inverno.



2 - Calçado Feminino – Casual ou Esportivo

Construção livre. Os materiais para o cabedal podem ser em couro ou qualquer material alternativo. Inspirados na temporada de verão ou inverno.



3- Calçado Masculino - Socialb

De linha clássica em todos os aspectos. Pode ser em couro ou outro material pertinente ao conceito.



4- Calçado Masculino – Casual ou Esportivo

Qualquer tipo de construção e solado. Os materiais do cabedal podem ser diversos, adequados ao tipo do calçado.



5– Bolsa – Social ou Clássica ou Casual ou Esportiva

Qualquer tipo de bolsa, tamanho e materiais variados. As bolsas podem seguir as linhas verão ou inverno, podem ser artesanais cou com processo de produção mais elaborado, desde que tenha cunho comercial.



4 - ETAPAS DE REALIZAÇÃO



- Inscrição;

- Pré-Seleção;

- Julgamento;

- Cerimônia de Premiação e Exposições das Amostras Vencedoras.



5- INSCRIÇÃO



5.1 O participante deverá preencher a ficha de inscrição disponível neste site.





O PRAZO LIMITE PARA INSCRIÇÃO E POSTAGEM DAS AMOSTRAS É 17 de SETEMBRO de 2010.

5.2 Após inscrição o sistema gerará o número do candidato. O participante deverá imprimir a ficha, assinar e enviar junto com a amostra.

5.3 No solado da peça ou na parte interna da bolsa deverá ser colada etiqueta com o número de inscrição do candidato. A identificação de cada amostra será exclusivamente numérica, sem menção ao nome do participante.

5.4 Cada protótipo deverá ser enviado dentro de uma caixa branca também identificada com o número de inscrição do participante.



Envio de amostra e ficha de inscrição impressa via Correios:

FRANCAL FEIRAS

Att.: Fabiana Alves

Av. Zaki Narchi, 500 - Torre III - 1º Andar

São Paulo – SP

02029-000



A data da postagem será conferida quando da chegada do material.

A inscrição somente será validada após o recebimento da(s) respectiva(s) amostra(s).

Não será permitido envio de desenhos.

O participante poderá inscrever-se em quantas categorias desejar, mas somente com uma amostra em cada categoria.

Deverá ser enviado apenas um pé da amostra inscrita.

As amostras não poderão conter nenhuma identificação de marcas ou vínculos com empresas, sob pena de desclassificação.

Não serão aceitas peças produzidas com marfim, tartaruga e/ou matérias primas provenientes de espécies ameaçadas de extinção.



6 – PRÉ-SELEÇÃO E JULGAMENTO



PRÉ-SELEÇÃO

Todas as amostras inscritas serão pré-selecionas por equipe de estilistas especializados, sob a supervisão das entidades apoiadoras do Prêmio. Serão submetidas à avaliação da Comissão Julgadora somente as amostras que forem pré-selecionadas. As demais, porém, ficarão à disposição dos jurados.

A pré-seleção tem o objetivo de confirmar a adequação das amostras às categorias inscritas, constatar se o conceito e características foram observados, e ainda, desclassificar cópias.



JULGAMENTO

A comissão julgadora será composta por cinco profissionais especializados em moda. A eleição dos vencedores de cada categoria será em três classificações: 1º, 2º e 3º lugares. Em caso de empate, as amostras em questão são submetidas à nova pontuação pelos jurados para se processar o desempate.

Elementos utilizados pelos jurados para classificação e avaliação dos modelos de todas as categorias: Cunho Comercial, Conceito Estilo Brasil, Criatividade, Design Diferenciado, Originalidade, Inovação, Sistema de Construção, Material utilizado, Princípios Éticos. É facultado às comissões de pré-seleção e julgamento desclassificar as amostras que forem reconhecidas como cópia de produto nacional ou de marcas internacionais.

A comissão julgadora poderá desertar à seu critério as categorias com pequenas quantidades de amostras inscritas. Todas as categorias deverão ter as 3 amostras premiadas.



Os jurados serão devidamente instruídos em relação as categorias e formas de classificação pelos coordenadores do prêmio;

Os coordenadores do julgamento serão encarregados de conduzir todos os trabalhos da apuração, bem como dirimir dúvidas e controvérsias. A pontuação das amostras não será divulgada.



7 - PREMIAÇÃO



A cerimônia de premiação será realizada em São Paulo, no dia 18 de outubro de 2010 em local a ser definido. A presença dos premiados será obrigatória.



Para cada categoria se outorgará:

1º colocado: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e Troféu

2º colocado: R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) e Troféu

3º colocado: R$ 1.000,00 (hum mil reais) e Troféu





PRÊMIO ESPECIAL FRANCAL



Os participantes premiados em todas as categorias e presentes na cerimônia de premiação terão direito de participar do sorteio de:



- 2 BOLSAS DE ESTUDO MODA PELLE ACADEMY-Milão - www.modapelle-academy.com – reconhecida mundialmente como uma das principais escolas de estilo em calçados e bolsas.



Aos contemplados se outorgará:

- Bolsa de Estudos de três meses – inícios nos meses de Janeiro, Abril e Setembro;

- Passagem aérea (classe econômica) São Paulo x Milão x São Paulo;

- Estadia em Milão/Itália pelo período do curso;

- Ajuda de custo para subsidiar alimentação e transporte no período do curso.

Os ganhadores das bolsas de estudos das edições anteriores, se participarem do PRÊMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO 2010, não poderão concorrer ao sorteio da Bolsa de Estudos novamente.





- ASSINATURA de 1 ano WGSN - www.wgsn.com – site de pesquisa de tendências por assinatura líder mundial em pesquisa online, análise de tendências e notícias para a indústria de moda e estilo.



8- DISPOSIÇÕES GERAIS



8.1 PROTEÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS

A proteção legal dos trabalhos será de exclusiva responsabilidade dos participantes, que, a seu critério, tomarão as medidas cabíveis junto aos órgãos competentes. A FRANCAL FEIRAS e seus parceiros não assumirão qualquer responsabilidade perante terceiros, em face de eventual violação de direitos que o autor venha a alegar relativamente aos trabalhos apresentados.



8.2 Os organizadores se reservam o direito de recusar qualquer peça considerada cópia ou que não obedeça qualquer item deste regulamento. Também se reservam ao direito de utilizar as peças e/ou o material que julgarem convenientes e que tenham sido entregues para o concurso para fins de exposição, publicidade em geral, a qualquer título. Todas as peças – finalistas ou não – ficarão em poder dos organizadores e serão devolvidas aos participantes em data a ser definida pela FRANCAL FEIRAS.



8.3 As amostras vencedoras serão expostas na Feira Francal 2011.



8.4 Os organizadores poderão alterar as datas do calendário oficial do Prêmio, se julgarem necessário.



8.5 A inscrição significa aceitação integral deste regulamento.



8.6 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão julgadora.



São Paulo, maio de 2010.



Realização/Promoção

FRANCAL FEIRAS



Apoio



Abeca - Associação Brasileira Dos Estilistas De Calçados E Afins

Abicalçados - Associação Brasileira das Industrias de Calçados / Programa Brazilian Footwear

Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro Calçados e Artefatos

Abest – Associação Brasileira de Estilistas

ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos

MPA - Moda

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